O Desafio da Captação de Recursos

Depois uma longa ausência entre feriados e rápidas viagens a trabalho, volto ao meu aconchegante e inspirador Blog.

Tive encontros muito interessantes nesse período e percebo cada vez mais, seguindo a rota a partir do qual uma empresa busca seu desenvolvimento, que abre-se uma janela de oportunidades no mercado.

De um lado tem-se grandes e médios investidores, brasileiros e extrangeiros, formando fundos de investimentos para financiar bons projetos, seja de novos empreendimentos ou expansão de bons negócios.  De outro lado, muitos empreendedores planejam excelentes modelos de negócio e por muitas vezes não conseguem acessar o capital necessário para o desenvolvimento da empresa.

Cada lado tem seus desafios e justamente neles estão as melhores oportunidades. Como economista, vejo a mobilização do capital como item condicionante ao sucesso da inovação.

Tenho atendido tanto o lado empreendedor como o lado investidor e vem crescendo minha percepção de que a comunicação entre esses “mundos” é ainda falha e aquém do potencial desta parceria.

Cabe aos economistas (me incluo nessa turma) fazer a ligação entre os dois mundos. Não falo aqui do papel de um corretor ou trader de negócios, mas sim de um agente econômico que entenda as necessidades dos investidores e possa assessorar as empresas em captar novos parceiros. Os investidores sabem onde investir mas lhes faltam bons projetos, os quais atualmente pecam por não apresentar uma lógica de negócio definida, indicadores de desempenho e resultado, e claramente qual o retorno econômico do empreendimento.

O que parece simples para muitos de nós é a maior reclamação por parte dos investidores.

Ao mesmo tempo, o empreendedor necessita de apoio na engenharia econômica de seu negócio, muitas vezes desde o planejamento financeiro e de mercado, até uma avaliação econômica crítica. Esse apoio é fundamental e deve ser considerado pelos empresários como elemento fundamental para o sucesso da captação de recursos para seus negócios.

Aos poucos, o mercado tem ganhado maturidade nesse sentido e vejo feliz esse movimento. Eu, atuando fortemente nessa temática, aumento meu otimismo perante o crescimento do país balisado por bons e efetivos negócios em toda cadeia produtiva. Sem dúvida, para que nosso crescimento não seja efêmero nos próximos anos, temos que re-aprender microeconomia e avaliação econômica de projetos, aproximando-os das necessidades do mercado.

One thought on “O Desafio da Captação de Recursos

  1. Ótimo Post Leo.

    Acredito que grande parte dos novos empreendedores, por ter pouca informação sobre o assunto, tem a dificuldade em achar a solução para a questão “Onde vou arrumar investimento para esse negócio/projeto?”
    Penso que a falta de divulgação de empresas de captação de recurso, minimiza o acesso aos empreendedores.
    Por diversas vezes pensei, Como captar recurso para esse projeto?
    Por não conhecer profissionais da área de captação de recursos, acabei deixando alguns de lado.
    Também existe o fator insegurança por parte do empreendedor, por não saber se aquele projeto dele é bom o suficiente para captar recursos.

    Quem sabe uma maior divulgação, palestras e conversas com novos empreendedores, desmistifique o tema, e faça o cenário econômico crescer ainda mais.

    Grande abraço

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s