Se fossemos ações da Bolsa?

Vocês viram os recentes comerciais da BMF&BOVESPA? Aqueles que trazem o Pelé como garoto propaganda? Meu sentimento neste exato momento (domingo, 31/10/2010) é que se Arnaldo Jabor ou os chefes da campanha do PSDB à presidência fossem ações estariam em franca queda … ladeira abaixo … buscando o chão.

Arnaldo Jabor e seu filme “A Suprema Felicidade” fizeram uma dupla paradoxal (pensador admirável, filme pavoroso). Tudo que eu admirava em suas crônicas foi por água abaixo com o filme. Não vale nem o ingresso, a não ser que você queira tirar uma soneca durante a sessão.

Já os dirigentes da campanha do Serra cometeram os erros mais infantis na condução de uma campanha política. A existência de um segundo turno demonstrou que boa parte dos brasileiros  questionava a hegemonia do PT. Entretanto, o PSDB jogou tudo para o alto ao adotar a estratégia de ataques enfadonhos e sensacionalismo barato. A gota dágua foi o caso da bolinha de papel e fita crepe. O que foi aquilo? Tomografia para uma fita crepe na cabeça? Subestimaram nossa inteligência.

A adoção de estratégias erradas levam a perda de valor. Por essas e outras que analisar você mesmo como uma ação na Bolsa de Valores não é de todo ruim. É uma analogia interessante sob o ponto de vista de planejamento de carreira.

Qual seu valor profissional atual e futuro? A diferença entre os dois será seu valor profissional potencial. Assim os investidores olharão para você, analisando quanto vale hoje e quanto valerá no futuro, profissionalmente falando. Assim, chega-se ao cálculo do salário, por exemplo.

Lembrando que o valor é algo atribuído por quem analisa e não por quem oferta. Ou seja, não adianta você achar que vale muito, se as pessoas não reconhecem esse valor profissional. E ainda, pessoas diferentes atribuem valores diferentes à mesma coisa, no caso você enquanto profissional.

Que visão utilitarista, não é mesmo? Me desculpem. Tenho me envolvido muito em processos de avaliações de empresas e invariavelmente os temas cotidianos acabam entrando no embalo.

Vejo que muitas pessoas estão se analisando de forma equivocada. Dizem: “Eu mereço ganhar muito!”, mas não fazem por onde. Acredito que o Jabor deve ter achado o filme muito bom. O Serra estava convicto de que adotou a melhor estratégia. Na minha visão, ambos estavam errados. Mas isso é minha visão, minha avaliação.

Já parou para pensar como está sua cotação? E seu potencial de valorização?

Leave a Reply

